Não perca nenhuma das nossas notícias e dicas. Assine a nossa newsletter!
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

A Importância da Hidratação da Pele

A importância da hidratação da pele está diretamente relacionada à saúde cutânea e jovialidade facial. E você, como tem cuidado disso?

A Importância da Hidratação da Pele

A importância da hidratação da pele está diretamente relacionada à saúde cutânea e jovialidade facial. E você, como tem cuidado disso?

Nesta primeira publicação de 2020 do Blog Diogo Melo, vamos falar sobre a importância da hidratação da pele.

Afinal, um dos fatores determinantes e que ajuda a manter o aspecto jovial de uma face, está diretamente relacionado ao seu nível de hidratação.

Sim, a hidratação da pele é fator de juventude e a água é um elemento essencial para a saúde, não só dos tecidos cutâneos, mas de todo o nosso organismo.

Para nós profissionais da Harmonização Facial, a hidratação cutânea do paciente é um assunto sério, pois sabemos que a pele hidratada é crucial para o sucesso e durabilidade dos tratamentos.

Então eu te pergunto: Você tem zelado pela hidratação da pele dos seus pacientes?

Se a resposta é sim, meus parabéns. Mas se for não, continue lendo esta publicação e saiba mais sobre a importância da hidratação da pele.

E principalmente, porque a pele desidratada pode diminuir a eficácia dos tratamentos na HOF.

Desidratação Cutânea e Envelhecimento

Por que a pele desidratada envelhece mais rápido? Siga o meu raciocínio.

Pensando a grosso modo e de forma simples:

Pele desidratada = Pele com deficiência de água = Envelhecimento cutâneo.

A água é elemento e veículo essencial da epiderme. Quando a cútis está hidratada, ela apresenta perfil jovial, firme, brilhante e saudável, capaz de absorver nutrientes e ativos necessários à sua vitalidade.

E quando desidratada, a pele fica áspera, opaca e sem vida, perde nutrientes, surgem contornos irregulares, que evidenciam rugas, linhas de expressão e beneficiam a formação de vincos.

Então, considerando que o nível de hidratação da pele é afetado tanto por agressões exteriores (do meio), quanto interiores (do organismo), é importante prover à ela generosas doses diárias de água, cuidado e vitaminas.

Em tese, o processo de envelhecimento da pele se dá pela passagem natural do tempo e fatores do ambiente em que vivemos.

É o que chamamos de envelhecimento intrínseco ou cronológico e envelhecimento extrínseco.

Aqui mesmo no blog eu falo sobre mais sobre isso, no artigo "Rugas e senilidade, o que é envelhecer". Para ler a matéria completa clique AQUI.

E quando a Água faz Falta?

Abastecer o corpo com água, alimentação saudável e prover a ele todos os cuidados necessários em benefício da longevidade, não é tarefa fácil.

Afinal, passamos maior parte do tempo ocupados com a correria diária e esquecemos de cuidar do nosso bem mais precioso: Nós mesmos.

Quando se trata de pele, os anos de descuido acabam "ficando na cara", literalmente, refletidos neste órgão extenso e delicado que temos a zelar.

A deficiência de água ajuda a acelerar o processo de envelhecimento da pele, o que potencializa a ação de oxidação, causada pelos temidos radicais livres.

No verão a incidência solar é ainda maior e acentua todo este processo.

A exposição aos raios UV aumenta nesta época e é considerada um dos principais fatores de redução da capacidade de defesa celular.

Por isso o uso de protetor solar, além da ingestão adequada de água, são importantíssimos.

Volto a lembrar que a água é um veículo e um elemento essencial ao organismo.

Sem ela o processo de envelhecimento da pele pode ser acelerado pela morte ou mau funcionamento das células.

A pele ressecada tem sua barreira lipídica fragilizada, o que facilita o aparecimento de descamações, irritações, flacidez, linhas de expressão e manchas.

A alteração da barreira lipídica ocorre pela disfunção dos elementos que constituem a epiderme. E uma vez alterado, o filme hidrolipídico da pele entra em desequilíbrio.

Portanto, o equilíbrio entre a água e o óleo são essenciais para uma pele saudável e que irá se manter jovem por mais tempo.

Logo, todo tipo de pele exige hidratação adaptada às suas necessidades específicas, principalmente as oleosas, que muitos acreditam ser as mais resistentes à desidratação.

Como reverter a desidratação?

Em primeiro lugar, tome água! E cobre isso dos seus pacientes, incentive que eles façam a ingestão regular de 2 a 3 litros, diariamente.

Afinal, a hidratação adequada ajuda na manutenção e bom funcionamento do organismo, e a evitar que o ressecamento cutâneo aconteça.

Manter-se hidratado impede descamação, coceira, aspereza e sensibilidade, características iniciais de uma pele ressecada.

Em estágios mais avançados, a pele perde flexibilidade e assume um aspecto "desconfortável", suscetível ao craquelamento de sua superfície e queda das feições do rosto.

Nos casos mais críticos, nós profissionais da HOF podemos e devemos ajudar, através de tratamentos que cuidem diretamente da saúde hídrica da pele. Antes mesmo da aplicação de outros protocolos.

Como a HOF pode ajudar?

Para garantir ao paciente que o resultado de um tratamento de harmonização seja real, eficaz e duradouro, é preciso cuidar da saúde do tecido cutâneo antes de tudo.

É fato que a pele desidratada busca água em seu entorno, então é preciso tratá-la, para que ela não roube água do gel preenchedor e cause a diminuição precoce da sua vida útil.

Já entendemos que com a perda de hidratação, ocorre a morte celular e quebra da derme, que gera a formação de vincos estáticos. Algo que não queremos!

Há uma série de opções que podemos considerar, entre elas, os produtos de condicionamento tecidual, como por exemplo o Estrianon, que ajuda a devolver a hidratação da pele.

Além dele, temos também os protocolos de skinbooster à disposição, complexos policondicionadores e ricos em ativos, vitaminas, entre outros.

Enfim, há diversas formas de preparar uma pele desidratada e fragilizada, com o auxílio de produtos reestruturadores da camada dérmica, para correção da perda de água.

Hoje a Harmonização Facial é capaz de oferecer muito mais do que simples técnicas injetáveis de hidratação cutânea, pois a tecnologia dos produtos evoluiu e age em diversas esferas para beneficiar, facilitar e prover resultados fantásticos.

Portanto, se você deseja evoluir também e tornar-se um profissional diferenciado frente aos demais, invista em conhecimento e veja os seus resultados clínicos mudarem, para a melhor.

E por falar em conhecimento, te convido a conhecer o Curso Online de Preenchimento Facial do Instituto Diogo Melo, onde é possível aprender as técnicas de harmonização ideais para o sucesso do seu trabalho.

Um grande abraço,
Professor Diogo Melo.

https://youtu.be/ctWoujVSslQ

Comentários